BLOG VOLUNTÁRIO – SOBRE O TWITTER

Como eu já tinha falado na semana passada, a Binderlândia está participando do Movimento Blogs Voluntários 2008, que faz parte do Dia Global do Voluntariado Jovem. Foi difícil escolher um tema que fosse útil tanto pro Movimento quanto pras pessoas da agência. Então resolvi falar do Twitter, que acho que foi a ferramenta que mais gente me perguntou como funcionava nos últimos dias.

 

O que é o Twitter?

A algum tempo atrás apareceram os blogs. Normalmente eles eram feitos de textos longos sobre diversos assuntos. A pessoa podia contar sobre o seu dia, sobre uma saída, pedir ajuda aos visitantes, divulgar uma campanha…enfim, falar sobre qualquer coisa que viesse na cabeça.

O Twitter colocou em destaque o conceito de “micro blogs”, que levam o mesmo conceito dos blogs onde você pode falar o que quiser, mas agora com um limite de 140 caracteres. A grande pergunta dele é “o que você está fazendo agora?”.

No início, era tudo meio bobo. As pessoas só falavam “vou jantar”, “estou escrevendo”, “estou comendo” e coisas do tipo. Hoje em dia, com o aumento do número de usuários (incluindo portais como Globo.com, G1 e MTV Overdrive), a coisa está ficando mais interessante. As pessoas pararam de levar o conceito de “o que você está fazendo” ao pé da letra e passaram a trocar informação. Hoje o Twitter virou um grande canal de troca de novidades, tendências e de relacionamento, claro.

 

Como funciona?

Parece complicado mas, na verdade, é bem simples. A primeira coisa a se fazer é criar um cadastro no site. Na home você encontra o já conhecido botão “Get started – Join!”. É só clicar ali e preencher os seus dados.

Depois disso, é só fazer o seu login e começar a procurar pessoas pra adicionar. Na parte de cima do site tem uma barra onde você pode fazer buscas por novos amigos. É só digitar o nome/nick da pessoas que você quer adicionar ali em cima que ele já faz a busca. Simples e fácil.

Depois de encontrar o perfil de quem quer adicionar, é só clicar em Follow. A partir daí, você passa a receber tudo que o dono do perfil escrever direto no seu perfil pessoal (pra acessar o seu perfil principal é só clicar na logo do Twitter lá em cima ou em Home). Caso a pessoa queira saber o que você anda fazendo também e receber tudo o que você escreve, ela vai passar a seguir o seu perfil.

Pra escrever é só digitar o que quiser na caixa de texto que fica no seu perfil. Ao enviar, todas as pessoas que estão te seguindo vão receber a sua atualização. Caso você queimar mandar uma mensagem “particular” pra alguém é só escrever @nomedapessoa antes da mensagem. Por exemplo, se quiser falar alguma coisa diretamente comigo sobre alguma coisa que escrevi, é só escrever @btaugusto e depois a mensagem que você deseja enviar.

Além disso, também existem as tags temáticas. Cada dia as pessoas surgem com alguma novidade no Twitter, e criam tags pra falar sobre esses temas. Por exemplo, o Movimento Blogs Voluntários era sempre referido no Twitter como #mbv2008. Inserindo o # na frente do nome do tema, você cria uma tag sobre determinado assunto. Serve pra brincadeiras também. Alguns dias, os usuários do Twitter resolvem contar histórias bizarras sobre o seu passado. Então, antes de cada mensagem, inserem a tag #meupassadomecondena pra que os outros possam saber do que ele está falando.

 

Fica aí um tutorial bem rápido e básico sobre o que é Twitter e como ele funciona. Se quiserem saber mais detalhes, fiquem a vontade pra perguntar nos comentários. E pra quem quiser, clica aqui e me adiciona no Twitter.

Anúncios

Uma resposta para “BLOG VOLUNTÁRIO – SOBRE O TWITTER

  1. Pingback: dá-lhe, twitter! «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s