Nine Inch Nails – Year Zero

Não é de hoje que as pessoas comentam que a indústria da música precisa se reinventar. O Radiohead começou com essa (r)evolução, no final de 2007, esnobando sua antiga gravadora (EMI) e lançando o álbum “In Raibows” em seu próprio site, deixando a cargo dos fãs o quanto pagar ou não pagar pelo download das músicas. Com isso, criou a expressão “do a Radiohead” (Faça um Radiohead) que começou a ser usada para quando uma banda decide distribuir suas músicas na internet.

Mas chega de Radiohead porque o assunto do post é outra banda, o Nine Inch Nails. Mais do que simplesmente colocar suas músicas na internet livres pra download (hoje, o iTunes bateu a marca de mais de 5 bilhões de músicas baixadas), o NIN criou uma experiência única para os seus fãs. E também um exemplo pra nós publicitários ou pessoas que simpatizam com a publicidade.

Podemos falar que foi um viral, um ARG (Alternate Reality Game), uma experiência de marca, guerrilha. Nome é o que não falta. Mais do que tudo isso, eles criaram entretenimento, experiência, interatividade, envolvimento. E, no final das contas, a comunicação é isso mesmo. Ela faz parte da nossa vida, é humana. E é, a partir de interatividade, que entretenimento vira (e salva) a propaganda.

Os detalhes do projeto Nine Inch Nails – Year Zero, você pode conferir lendo no Brainstorm # 9, o Carlos Merigo explicou muito bem no seu post e se você quiser conferir a apresentação do case em inglês, curtindo as músicas da banda, é só clicar aqui. O projeto também levou um Leão de Prata na subcategoria Interactive Campaign no Festival de Cannes.

Criação da 42 Entertainment.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s