Insights antropológicos #1

Uma das tendências levantadas no IV Congresso de Publicidade foi a integração de disciplinas acadêmicas complementares – tais como sociologia, história e antropologia – no meio publicitário, para inspirar o processo criativo nas agências. Isso já é uma realidade aqui na Binder/FC+M, desde junho. Trata-se do ciclo de treinamento em Antropologia do Consumo, um curso ministrado pelo maior especialista na área, o antropólogo Everardo Rocha.

 

Mas você, que tem interesse no assunto, não precisa se preocupar! Nossos binderianos participantes do treinamento vão compartilhar, aqui, um pouco da experiência. Hoje, começamos com o depoimento do Léo Batalha, atendimento de Cultura Inglesa e CEG:

“O que eu achei interessante são as maneiras como a percepção sobre o consumo muda, dependendo da época em que a humanidade vive. Por exemplo, quando o Everardo abordou sobre Discursos do Consumo (Hedonismo, Moralismo, Naturalismo e Utilitarismo), a idéia de consumo é completamente divergente de um discurso para outro: algumas vezes, visto como bem-aventurança; em outras, como exagero, além do paradoxo de ser considerado inerente ao ser humano, fruto da sua natureza biológica e, sob outra ótica, uma conseqüência, resultado.

 

A aula é muito envolvente. Quando a gente vê, já acabou, deixando todo mundo com aquela sensação de quero mais. É muito interessante como o Everardo associa o consumo a fatos e personalidades importantes da história”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s