Viral BMW X Viral Samsung – Existirá a receita para criar um viral?

A BMW e a Samsung lançaram recentemente vídeos que viralizaram-se muito rapidamente e que possuem uma série de coincidências. Isto nos faz até pensar se realmente existiria uma “receita” para se produzir um viral.

Todos já conhecem a ‘’mágica’’ de puxar a toalha da mesa sem que nada que esteja sobre ela se mova. A BMW criou uma versão inovadora deste desafio para divulgar a nova BMW S1000 RR. No vídeo, ao invés de uma pessoa puxar a toalha com suas próprias mãos, quem fará este papel será a motocicleta. E não é que o feito deu certo? Em 2 semanas o vídeo alcançou aproximadamente 3.000.000 de exibições.

A Samsung também lançou um vídeo nos mesmos moldes, inclusive com um cenário bem parecido, para promover sua Digital Camcorder H205, utilizando um truque tão extraordinário quanto o da BMW. Em duas semanas já conseguiram quase 1.000.000 de visualizações. Assistam:

E fica a questão:  “Basta alugar um galpão e filmar truques mirabolantes para produzir um viral?” Cremos que não. A receita para o sucesso ainda permanece como um grande mistério.

Anúncios

Uma resposta para “Viral BMW X Viral Samsung – Existirá a receita para criar um viral?

  1. No fundo o que ambas têm em comum é um posicionamento discreto e subsidiário da marca dentro da situação que retratam. Isso é muito interessante, porque no fundo acho que as pessoas acabam sendo atraídas para uma cena insólita, ou cotidiana, ou surreal, etc., e dedicam boa parte da atenção ao conteúdo que está presente ali. Se for posicionada uma marca de modo que faça sentido dentro do contexto (como a moto BMW), acho que é o casamento perfeito, pois não dá ao cara que assiste a sensação de estar assistindo a “conteúdo pago” e provê, ao mesmo tempo, uma situação interessante em que a marca está inserida. Talvez esta seja a arte do viral mesmo: chamar a atenção para a marca de modo sutil e, ao mesmo tempo, coerente com o contexto…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s